terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Cor da Natureza


"Na óptica, quando Newton descobriu que a fusão das cores do arco-íris é a luz branca, e, quando esta luz atinge um objeto, por exemplo de cor vermelha, as cores laranja, amarela, verde, azul, anil e violeta, são absorvidas e a cor vermelha se reflete, causando-nos a impressão desta cor. Porém, a química também criou a sua versão: ela descobriu que o verde das plantas é causado pela clorofila, e que o laranja é causado pelo caroteno"

Essa matéria foi tirada do site http://www.geocities.com/organicabr/organicabr20.html que da uma boa explicação com relação as cores que encontramos na natureza. O texto é bem claro e pode, perfeitamente ser compreendido pelos alunos do ensimo médio, à qual decidimos por destinar este conteúdo. A aula pode ser executada a partir da leitura do texto, seguida de experiemento em sala, para melhor compreensão segerimos utilizar s próprios vegetais citados no site, como por exemplo: tomates, cenoras, caqui, mangas, etc.

Para que a aula torne-se ainda mais interessante podemos citar até mesmo a gordura da carne que ingerimos, que tem a cor amarelada justamente por possuir o mesmo componente químico que a cenoura, que é o caroteno, que se deve ao caroteno que o animal ingeriu dos vegetais . Nos frutos laranjas, o caroteno ajuda a captar a luz, que a clorofila sozinha não pôde captar. O verde está presente na maioria das plantas, colorindo desde as maiores florestas como a Amazônia ao Campo no Sul do país, dando vida ao quintal de casa. A molécula responsável pelo verde das folhas é a clorofila.


Esta sem sombra de dúvidas pode tonar-se uma aula pratica extremamente interessante, pois podemos utilizar os materiais citados sem que haja algum tipo de risco ao aluno ou sem que este não tenha conhecimento dos materiais utilizados.


MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS:


- Verduras em geral

- Manga

- Caqui

- Cenoura

- Gordura da carne animal.


Métodos:

Os alunos podem manipular os materiais sem risco à sua vida, podem fazer o corte do frutos e observar a diferença na coloração dos alimentos, tendo como base o texto citado e tomando consciência do porque daquela cor.



Aula destinada à alunos do ensino médio.