quarta-feira, 24 de setembro de 2008

pH - CONCEITO E ROTEIRO PARA AULA PRÁTICA

pH

O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < ph =" 7),"> 7). Uma solução neutra só tem o valor de pH = 7 à 25 °C, o que implica variações do valor medido conforme a temperatura.
O pH pode ser determinado indiretamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metila e o azul de bromofenol.
Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul).

Roteiro para aula prática

Experimento 1 - Medidas de pH

Materiais:

--Um tubo de ensaio para cada aluno;
--Fitas de indicador de pH (dois tipos de fita: uma de 0 a 6 e outra de 7 a 14 );
--Substâncias coletadas;
--Água.
Procedimentos:

Cada aluno irá apreender uma substância que queira saber o pH e diluirá , em água, esta substância no seu tubo de ensaio;OBS:Procure materiais que possam ser dissolvidos ou macerados para solução em água.Evite substâncias com cores intensas, pois podem alterar a leitura.Escolher uma substância, diluí-la ainda mais e medir novamente o pH.

Objetivos:

--Caracterizar as substâncias por faixas de pH.
--Entender o pH como medida de concentração.
--Familiarização com o uso de fitas de indicador de pH

Sugestões para o relatório:

--Agrupe as substâncias por faixa de pH.
--Correlacione tipos de substâncias e faixas de pH.
--Avaliar a variação de pH em materiais presentes do dia a dia.
--Relacionar o pH esperado com o pH encontrado (explicando os prováveis motivos da discordância).
--Entender e explicar como é feita a leitura das fitas de medição de pH e quais os princípios químicos usados nessas fitas.
--Explicar o efeito da diluição na medida de pH.